Logo oficial da campanha |
Uma campanha vem acontecendo no
mundo das artes em geral, intitulada “Artista não vive de vento”, e tem ganhando
uma grande repercussão na web. Estrelada por diversos artistas (inclusive eu), anônimos ou famosos,
atores, dançarinos, cantores, dentre outros gêneros, mas tudo relacionado à
arte aderiram a campanha, ou melhor, o protesto idealizado por Ruy Filho, um
dos responsáveis pela revista Antro Postivo. Ruy que é diretor,
pesquisador e crítico de teatro, contou-nos sobre o porquê da campanha.
“Artista não vive de vento”, por quê?
Ruy Filho, idealizador da campanha. |
“Porque temos contas, porque
temos uma vida igual à de todos, porque somos profissionais e como tais
precisamos se entendidos. A cada edital que se cancela, perde-se um tempo que
já não existe ao artista, que dedicou trabalho e envolvimento. A cada cachê atrasado,
as contas permanecem com seus vencimentos rígidos e inegociáveis. A cada
matéria superficial na imprensa, presta-se um deserviço ao diálogo do artista
com seu entorno. São esses apenas alguns dos muitos exemplos, e talvez os mais
visíveis ou mais emergenciais. Mas não é apenas isso. Ocorre um processo de
produtificação ao artista, cada vez mais tornado objeto aos interesses de
marcas e instituições, privadas e públicas, limitado a existir em sua mera
condição de artifício de mercados. É claro que o artista, por ser também a
perspectiva de uma sociedade, oferece a face de representação do seu tempo. Não
discutimos a relação do artista ser imagem, mas o quanto limitá-lo à imagem é
apropriar-se do artista como descartável, serviço e circunstância. São esses os
aspectos que o tornam meramente um produto, objeto. E isso é pouco. Ao
chamarmos atenção às necessidades básicas dos artistas, em suas condições
normais a quaisquer outros, lutamos contra essa objetificação. Sem artistas
realmente disponíveis ao criar, às inquietações, à construção de interesses,
dilemas, perde a sociedade como um todo. Pois perde-se boa parte da dimensão
crítica a ela e à construção de novos paradigmas ao imaginário.”, disse Ruy Filho.
A manifestação é estendida a
todos que queiram participar, e é de forma muito simples. Basta enviar uma foto
tirada em um fundo branco ou neutro, com os cabelos ao vento, e enviar para o
e-mail antropositivo@gmail.com ,
com o assunto “VENTO”.
Em apenas 24 horas de campanha,
mais de 1.000 compartilhamentos diretos foram realizados, gerando assim mais de
150 mil pessoas alcançadas de forma direta ou indiretamente falando. O
recebimento das fotos serão até o dia 1º de junho de 2015, e a mesma será divulgada
no álbum da campanha no Facebook.
Curtam a página oficial da Revista, clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário