quinta-feira, 28 de maio de 2015

Artista não vive de vento



Logo oficial da campanha


Uma campanha vem acontecendo no mundo das artes em geral, intitulada “Artista não vive de vento”, e tem ganhando uma grande repercussão na web. Estrelada por diversos artistas (inclusive eu), anônimos ou famosos, atores, dançarinos, cantores, dentre outros gêneros, mas tudo relacionado à arte aderiram a campanha, ou melhor, o protesto idealizado por Ruy Filho, um dos responsáveis pela revista Antro Postivo. Ruy que é diretor, pesquisador e crítico de teatro, contou-nos sobre o porquê da campanha.

“Artista não vive de vento”, por quê?
Ruy Filho, idealizador da campanha.
“Porque temos contas, porque temos uma vida igual à de todos, porque somos profissionais e como tais precisamos se entendidos. A cada edital que se cancela, perde-se um tempo que já não existe ao artista, que dedicou trabalho e envolvimento. A cada cachê atrasado, as contas permanecem com seus vencimentos rígidos e inegociáveis. A cada matéria superficial na imprensa, presta-se um deserviço ao diálogo do artista com seu entorno. São esses apenas alguns dos muitos exemplos, e talvez os mais visíveis ou mais emergenciais. Mas não é apenas isso. Ocorre um processo de produtificação ao artista, cada vez mais tornado objeto aos interesses de marcas e instituições, privadas e públicas, limitado a existir em sua mera condição de artifício de mercados. É claro que o artista, por ser também a perspectiva de uma sociedade, oferece a face de representação do seu tempo. Não discutimos a relação do artista ser imagem, mas o quanto limitá-lo à imagem é apropriar-se do artista como descartável, serviço e circunstância. São esses os aspectos que o tornam meramente um produto, objeto. E isso é pouco. Ao chamarmos atenção às necessidades básicas dos artistas, em suas condições normais a quaisquer outros, lutamos contra essa objetificação. Sem artistas realmente disponíveis ao criar, às inquietações, à construção de interesses, dilemas, perde a sociedade como um todo. Pois perde-se boa parte da dimensão crítica a ela e à construção de novos paradigmas ao imaginário.”, disse  Ruy Filho.
A manifestação é estendida a todos que queiram participar, e é de forma muito simples. Basta enviar uma foto tirada em um fundo branco ou neutro, com os cabelos ao vento, e enviar para o e-mail antropositivo@gmail.com , com o assunto “VENTO”.

Em apenas 24 horas de campanha, mais de 1.000 compartilhamentos diretos foram realizados, gerando assim mais de 150 mil pessoas alcançadas de forma direta ou indiretamente falando. O recebimento das fotos serão até o dia 1º de junho de 2015, e a mesma será divulgada no álbum da campanha no Facebook.
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