terça-feira, 9 de junho de 2015

De estudante de mecânica a ator, escritor, produtor... O mundo de Igor Cotrim

Igor Cotrim
Escorpiano nato, sempre com vontade de inovar, e se surpreender, o nosso bate papo desta vez é com o talentosíssimo ator múltiplas facetas Igor Cotrim. Confira:

Lynno Fernandes: Igor, desde já muito obrigado por disponibilizar o seu precioso tempo para bater este papo com a gente do Blog do Lynno.

Igor Cotrim: Imagina querido, eu que agradeço pelo carinho e pelo convite para participar deste projeto, muito sucesso nesta caminhada.

Lynno Fernandes: Igor, conte para nós como tudo começou?

Elenco do seriado "Sandy & Júnior"
Igor Cotrim: Eu fazia mecânica na Escola Técnica Federal de São Paulo, onde larguei o terceiro colegial e depois terminei em Guarulhos. Então passei a frequentar oficinas de teatro gratuitas em São Paulo, nas Oficinas Culturais, na Três Rios, no Brás, fiz várias peças, depois prestei a EAD (Escola de Artes Dramáticas), em São Paulo e passei, ondei fiz o curso por quatro anos me formando, fiz vários testes, onde passei em um que era para o programa Sandy e Júnior, na TV Globo, onde era para serem apenas dois domingos, onde no fim de tudo fiquei por quatro anos e meio.

Lynno Fernandes: Quais  são os planos agora para TV, sendo que a sua última participação em uma telenovela  foi em Flor do Caribe, após a sua saída do reality show  “A Fazenda” da Rede Record?

Participação no reality "A Fazenda"
Igor Cotrim: Lynno eu não fiz Flor do Caribe, conforme está exposto na internet. O meu último trabalho na Globo foi em Mulheres Apaixonadas, quem fez Flor do Caribe foi outro ator chamado Igor também, creio que seja por isso que colocaram na internet. E para a TV não tenho nada fechado no momento. Atualmente estou fazendo a preparação de um filme, onde vou fazer um ator pornô, o Rogê Ferro, no filme “A ferro e fogo”, do diretor Henrique Pires, onde sou o protagonista e vou trabalhar com um grande elenco.

Lynno Fernandes: O que você fez neste período em que ficou afastado da TV?

Igor Cotrim: Eu comecei a escrever, comecei a frequentar saraus de poesias no Rio de Janeiro. Realizei um trabalho voluntário por cinco anos juntamente com o Tico Santa Cruz, dos Detonautas, levando poesia e música levando consciência cultural, social e política  nas escolas, faculdades e até em carceragem, que se chamava “Voluntários da Pátria”. Lancei um livro chamado “Ali como lá”, e estou preparando um outro livro chamado “Paris, Vidigal, SP”, que é sobre a minha viagem para a França, a volta pro Rio de Janeiro, e agora o tempo que estou passando na casa do meu primo em São Paulo, depois de dez anos. E esta previsto para o ano que vem, um filme do Marcelo Galvão, onde faço um personagem cangaceiro junto com o Seu Jorge.

Voluntários da Pátria
Lynno Fernandes: O que você tem a falar para as pessoas que estão começando com o teatro, e sonham com os grandes palcos, a TV, o cinema... O que você tem a falar para eles hoje, com uma maturidade bem maior de quando você começou?

Igor Cotrim: Se você  quiser mesmo entrar “nisso”, tem que estar preparado para levar muitos ‘nãos’, preparado para levar vários ‘talvez’ e poucos ‘sins’. Mas se você estudar bastante, sempre se reciclar, buscar coisas novas, eu, por exemplo, o que me ajudou muito foi o fato de escrever. Conheci a Nathalie, a francesa, minha esposa, com quem sou casado há dez anos, e isso me ajuda bastante, pois não é só a parte de atuar, me completo artisticamente falando, escrevendo.

Lynno Fernandes: Qual o seu maior sonho?

Jack Nicholson "O Coringa"
Igor Cotrim: Meu maior sonho seria trabalhar com o Jack Nicholson, mas sei que pode ser muito complicado (risos), então seria realizar o meu filme que escrevi e vou dirigir talvez o ano que vem.

Lynno Fernandes: Quais são seus planos para o segundo semestre de 2015?

Igor Cotrim: Meus planos agora são: terminar o treinamento físico para o filme do Rogê, com o Sérgio Pena, grande preparador de elenco, e começar a gravação do “A ferro e Fogo” com o diretor Henrique Pires da “O2” em setembro.

Lynno Fernandes: Qual a pessoa que mais te influenciou no mundo da arte?

Igor Cotrim: Ah... eu comecei a ver filmes desde pequeno... Meu tio José me influenciou muito. Meu padrinho Castro que era cantor de ópera da aeronáutica... Mas um norteador mesmo foi o Jack Nicholson.

Lynno Fernandes: Hoje, para você, viver da arte no Brasil é possível?

Igor Cotrim: É complicado, mas se você tiver os contatos corretos pode ser bom.

Lynno Fernandes: Família, qual a importância?

Igor Cotrim: Família é uma unidade boa independente de gênero. Acredito que o amor tem que ser junto com o respeito embutido em tudo. Graças a Deus tenho uma família muito boa que amo demais e sempre me deu muito apoio no que fui fazer e é muito triste quando sabemos que os maiores problemas vêm da família... Pois amigos a gente escolhe, mas a família não.  Dou graças por ter a família que tenho.

Lynno Fernandes: Deixe um recado para os nossos leitores.

Igor Cotrim: Eu agradeço imensamente pela oportunidade, e se você tem sonhos, corra atrás. Sonhe e não tenha medo de sonhar, e mais ainda, não tenha medo de arriscar.

Lynno Fernandes: E quem quiser entrar em contato contigo, como faz?

Igor Cotrim: Para marcar presença, workshop, basta entrar em contato com a Nathalie Burnier, pelo e-mail igorcotrim7@gmail.com

Cena do filme "Elvis e Madonna", Igor Cotrim e Simone Spoladore


Um comentário: