terça-feira, 2 de junho de 2015

Emílio Faustino... Múltiplas facetas


Emílio Faustino
“...Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades...”, e é com essa frase de Peter Parker que usamos para falar um pouco deste taurino de 27 anos, que é ator, jornalista, crítico de cinema e blogueiro de primeira qualidade. Dono de pensamentos e textos maravilhosos, Emílio Faustino é o nosso entrevistado da vez, e vale muito a pena conferir.

Lynno Fernandes:  Emílio é uma satisfação tamanha poder entrevista-lo, seja muito bem vindo, e muito obrigado por disponibilizar um pouco de seu tempo para nós do “Blog do Lynno”.

Emílio Faustino: Eu que agradeço Lynno pelo convite e pela oportunidade de falar um pouco mais sobre o meu trabalho e é claro, um pouco sobre a minha vida.

Lynno Fernandes: Nome, idade, naturalidade?

Emílio Faustino:  Emílio Faustino, 27 anos, Araraquara, interior de São Paulo.

Lynno Fernandes:  Reside onde atualmente?

Emílio Faustino: Atualmente moro em São Paulo, capital.

Lynno Fernandes: Seu signo?

Emílio Faustino: Touro, com ascendente e lua em gêmeos.

Lynno Fernandes: Você que sempre foi muito seguido em suas redes sociais, como lidar com tamanho ‘assédio’?

Emílio Faustino: Da forma mais natural possível, tentando retribuir o carinho dos fãs, ouvindo suas histórias, críticas e sugestões. Afinal, a série é feita para gerar reflexões e eu realmente gosto me interesso em saber como as pessoas têm recebido e assimilado nossa história.

Lynno Fernandes: Particularmente  acompanho o seu trabalho desde a época em que você morava no interior, lia seus blogs, pensamentos, dentre outros assuntos, de onde vinha tanta inspiração?

Emílio Faustino: É possível tirar inspiração da onde menos se espera, tem uma frase que escrevi já faz um tempo que diz que “o pior analfabeto é aquele que não sabe ler a poesia da vida. Não existe um lugar especifico, pois tudo é passível de inspiração quando se desenvolve o olhar.”.

Lynno Fernandes:  Sei que você é fissurado em gibis, qual o seu super herói preferido?

Emílio Faustino: O Homem Aranha, por motivos de: me identifico totalmente com ele: nerd, impopular na época da escola, tem como calcanhar de Aquiles o seu lado vingativo, o único super herói que tem que trabalhar para pagar as contas e ele pode estar na pior situação, mas sempre arranja um jeito de fazer uma piada sarcástica.

Lynno Fernandes: Você é formado em?

Emílio Faustino: Sou formado em jornalismo.

Lynno Fernandes: Hoje, morando fora de sua família, qual foi o momento mais critico que passou?

Emílio Faustino: A pior parte de morar longe da família é ficar doente, porque ai não tem sopa da mãe e ninguém para lembrar você de tomar o remédio. Mas por sorte fiz amigos em SP e os tenho como família. Um beijo especial pro Gabriel, Natalia e Irail que cuidaram de mim quando mais precisei. (risos)

Lynno Fernandes:  Sente falta de casa?

Emílio Faustino: Sinto falta do telhado da minha casa, de poder ver o céu estrelado de Araraquara e 
pensar na vida.

Lynno Fernandes: Agora como ator da websérie  Divando, conta para nós sobre essa experiência.

Parte do elenco da websérie Divando
Emílio Faustino: Participar de Divando esta sendo uma experiência ímpar na minha vida, nunca atuei antes. Topei o desafio para poder dar mais alcance a minha campanha “De uma mão para a causa” que será retomada na segunda temporada (Né diretor?). (risos)

Lynno Fernandes: Você possui facilidade para decorar textos?

Emílio Faustino: Se tem uma coisa que eu não tenho é memória, inclusive esta era a minha maior preocupação antes de topar o papel. Mas descobri que com a prática as coisas vão ficando muito mais tranquilas. Agradeço a paciência dos meus colegas de cena que sempre foram muito compreensíveis comigo.

Lynno Fernandes:  Fora este trabalho como ator, o que mais você faz?

Emílio Faustino:  Aqui em São Paulo aprendi a fazer um pouco de tudo para sobreviver, a maioria das coisas estão relacionadas a comunicação. Faço freelance como jornalista, produzo festas, sou crítico de cinema, escritor, DJ e por ai vai...

Lynno Fernandes: Recentemente você apareceu em uma foto que repercutiu a web, no manifesto contra a homofobia... Como foi para você?

Protesto contra a homofobia
Emílio Faustino: Fiquei feliz com a ideia de a minha mensagem ter conseguido chegar até o Levy Fidelix. Mais feliz ainda fiquei alguns meses depois quando vi que ele foi condenado a pagar milhões por crime de homofobia. Eu acho é pouco...

Lynno Fernandes: Homofobia, o que tem a falar sobre isso? Inclusive pelo fato de Divando falar sobre isso também.

Emílio Faustino: Homofobia é fruto de ignorância, ignorância é falta de educação. O brasileiro precisa ser melhor educado, tanto no ensino básico, como por leis que respaldem a comunidade LGBT.

Lynno Fernandes: Você que também é crítico de cinema, diga uma lista de 5 filmes que você recomenda.

Emílio Faustino: Difícil escolher apenas 5, direi os primeiros que passarem pela minha cabeça: O Fabuloso destino de Amelie Poulain, Laranja Mecânica, Tudo sobre minha mãe, Bastardos Inglórios e Clube da Luta.

Lynno Fernandes: Um livro?

Emílio Faustino: O Dia do Curinga - Jostein Gaarde

Lynno Fernandes: Um sonho?

Emílio Faustino: Ver os pastores homofóbicos que pregam o ódio presos.

Lynno Fernandes: Um medo?

Emílio Faustino: Animais aquáticos.

Lynno Fernandes: Defina em poucas palavras o significado das palavras AMOR, FAMÍLIA, AMIGOS, SEXO, ARTE...

Emílio Faustino: Compactuo com as definições do dicionário. (risos)

Lynno Fernandes: Na situação em que nosso país se encontra, você acredita que possa melhorar?

Emílio Faustino: Estar fazendo a série já responde como um sim. Para as coisas mudarem a gente precisa mudar e mudanças requerem ações. Se cada um fizer a sua parte podemos sim mudar o quadro, sou um otimista.

Lynno Fernandes: Marco Feliciano, Bolsonaro, e outros políticos que pregam a homofobia escancaradamente, o que diria para eles?

Emílio Faustino: Nada, eles não merecem o meu ibope.

Lynno Fernandes: Uma pessoa que possa ter influenciado a sua vida?

Emílio Faustino: J.k Rowling autora da saga Harry Potter.

Lynno Fernandes:  Agora que você está atuando, pretende seguir carreira? Tentar algo em TV aberta?

Emílio Faustino: Não me fecho a possibilidades, vou para onde o vento for favorável e o meu coração estiver em paz.

Lynno Fernandes: Deixe um recado para nossos leitores. Muito obrigado novamente...

Emílio Faustino: Eu sou ateu, mas tem uma passagem da bíblia que eu levo pra vida: “amai ao próximo como a si mesmo”. É muito fácil odiar estes que nos odeiam por ser quem somos. Dá raiva ver tanta hipocrisia, tanta ignorância, tanta gente que fala, fala, fala e não tem nada a dizer. Mas não se deixem embrutecer. Se tem algo que levamos vantagem nisso tudo é que ainda não perdemos a capacidade de amar. Muito pelo contrário, aprendemos até novas formas de amar para suprir a ausência de amor que existe em algumas pessoas. O amor não pode sucumbir frente ao ódio. Então vivam o amor e que se foda o resto.


Aproveitamos também para divulgar a campanha Dê uma mão para a causa que o Emílio Faustino está coordenando com mais pessoas... Clique no link e saída mais:

E também confiram os textos que ele publica em seu blog:

Agora o link para acompanhar a Websérie Divando:

Um comentário:

  1. Esse emilio Faustino é um fofo alem de gato,pra um cara que nunca atuou frente as cameras ele foi melhor que muito ator da globo beijos pra voce meu querido, eu assistia a web serie duas vezes já por causa do emilio

    ResponderExcluir