terça-feira, 1 de setembro de 2015

8ª Parada da Diversidade de Bauru: O equilíbrio está na DIVERSIDADE!

Uma multidão acompanhou o evento
No último domingo, 30 de agosto, aconteceu na cidade de Bauru, 357 km de São Paulo, a 8ª edição da Parada da Diversidade. O evento que atraiu mais de 60 mil pessoas durante todo o trajeto, e em seguida se concentraram no Parque Vitória Régia para prestigiarem diversos artistas, e também o show mais aguardado da noite com a cantora Wanessa e  Banda.
Durante todo o percurso notava-se a presença de famílias, crianças, pessoas da terceira idade... Um evento feito de fato para dizer “NÃO AO PRECONCEITO” seja ele em qual área for.
Vereador e também um dos organizadores do evento, Markinho da Diversidade, como é popularmente conhecido, explicou um pouco sobre a importância do evento naquela cidade e região. Confira:

Blog do Lynno: Markinho, de onde surgiu a ideia de realizar a Parada da Diversidade, que este ano chega a sua 8ª Edição?

O Prefeito de Bauru Rodrigo Agostinho, e o Vereador
Markinho da Diversidade
Markinho da Diversidade: Na verdade tudo começou no ano de 2007, nos temos uma casa noturna na cidade, onde recebemos uma visita do programa Fantástico, da TV Globo, que fez uma matéria conosco sobre a nossa excursão para a Parada LGBT de São Paulo. Daí nos veio à ideia de criar a Parada, porém, queríamos uma Parada diferente. Nós entendemos que o preconceito está em todo e qualquer lugar, por isso resolvemos ‘abrir o leque’ e desta forma lutar pelos direitos de todos os cidadãos, sejam eles brancos, negros, indígenas, gays, lésbicas, trans, idosos, crianças, quaisquer pessoas que sofrem qualquer tipo de discriminação. O nosso intuito é este, fazer de fato jus ao nome DIVERSIDADE.

B.L.:  Existe alguma ONG, Associação por trás deste evento?

M.D.: Sim existe. Em 2008 criamos a Associação Bauru pela Diversidade – ABD – , e em seguida, naquele mesmo ano emplacamos em setembro, a 1ª Parada da Diversidade e nos surpreendemos com o resultado, cerca de 15 mil pessoas foram para as ruas, e nos surpreendeu pelo fato de julgarmos a cidade como uma ‘cidade retrógada’ , foi uma surpresa positiva para nós, e não paramos mais. Hoje somos a 2ª maior Parada do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da Parada da Capital.

B.L.: Qual a diferença da Parada de 2015 para a do ano que passou?

M.D.: Conforme os anos vão se passando as pessoas acabam se conscientizando do real motivo da Parada da Diversidade. Não é por que tem um trio elétrico, músicas dançantes, que estamos aqui em um carnaval fora de época. O tema deste ano é o ‘Equilíbrio está na Diversidade’, e nós estamos na luta para conscientizar a população de que aqui não é uma festa, claro que nós estamos aqui de uma forma diferente lutando pelo direito das minorias, de uma forma mais alegre, mas não podemos perder o foco que é a luta contra a discriminação. Estamos também com a campanha ‘Lixo Zero’ que visa deixar o espaço percorrido totalmente limpo durante o percurso. A prefeitura que é parceira ativa no evento nos disponibilizou diversos  tambores de lixo, para preservarmos o meio ambiente. Além de ser uma Parada da Diversidade nos preocupamos com o meio ambiente, com o social, com tudo nos cerca.

Ricky Ferreira, organizador, que também se doou por inteiro para que o evento acontecesse, acordando junto com toda a equipe na semana que antecedia a 8ª Parada da Diversidade de Bauru às 5h30min, para acertarem todos os detalhes nos contou como tudo foi planejado.

Ricky Ferreira ao centro, comemorando o sucesso do evento
R.F.: Nossa passa-se um filme em nossa mente do primeiro ano até chegarmos nesta edição. Lembro-me como se fosse hoje, sentado na frente do computador desenhando o modelo da Parada da Diversidade de Bauru, e hoje já estamos na oitava edição. O nosso modelo é diferenciado, e acertamos o foco, convidamos a todos que sofrem perseguições sejam por raça, credo e religião, juntamos a diversidade das coisas para que tudo ganhasse forma, e conseguimos a união do povo e para o povo. A cidade é uma cidade tradicionalista, mas nos acolheu de braços abertos, pois lutamos pelo bem comum, que é o de dizer “Não ao PRECONCEITO”.

B.L.: A casa noturna Labirinthus teve um peso fundamental para essa questão da Parada da Diversidade?

R.F.: A ‘LAB’, como a chamamos carinhosamente, foi a fundadora, organizadora, mentora para que tudo isso acontecesse. Começamos antes da primeira edição da Parada a fazer o “Dia LAB”, que significa “Lucro Arrecadado Beneficente”, a gente pensou na forma de ajudar ao próximo através de doações de lucros da casa, e ai começou a dar certo, e sempre lutamos pelo social. No dia das crianças comprávamos brinquedos, no frio agasalhos, e por ai o projeto começou a crescer demais, e veio o anseio de criarmos a nossa Associação e posteriormente a Parada da Diversidade.

B.L.: E nestes oito anos, o que você tem notado de diferente entre uma Parada e outra?

O Prefeito Rodrigo Agostinho, a Secretária do Bem Estar Darlene Tendolo,
o Vereador Markinho da Diversidade, e Ricky Ferreira com os demais
organizadores do evento
R.F.:  Cada vez uma Parada mais politizada. As pessoas estão se conscientizando sobre a importância da junção de todos para lutar contra o preconceito, independe qual seja.

O Prefeito da cidade de Bauru, que também é um incentivador da Parada da Diversidade, Rodrigo Agostinho, também falou um pouco da importância do evento.
R.A.: Essa festa passou a ser uma festa da família. As pessoas desmistificam essa temática. É uma festa que luta pelo combate ao preconceito. A sociedade de uma maneira geral acabou aderindo à ideia de lutarmos juntos contra qualquer tipo de opressão. E todos saímos ganhando com isso. Muito dificilmente teremos retrocesso nesta área. O evento já se consolidou, já está no calendário, e vai prosseguir por longos anos, por que isso deixou de ser uma politica de governo de um prefeito, e passou a ser algo que é da própria cidade. Todo mundo aqui, curtindo de maneira consciente e respeitosa.

Já a cantora Wanessa, também fez questão de falar um pouco sobre o evento. Ela que é militante das causas em combate ao preconceito.

Wanessa agitando mais de 60 mil pessoas durante o show da 8ª Edição
da Parada da Diversidade de Bauru
Wanessa: Estou muito feliz porque é uma festa muito legal de estar participando, e já chegou à sua oitava edição, e estes movimentos todos eu sempre faço questão de estar participando, não só como artista, mas como cidadã, embasando meu apoio e minha crença de que podemos mudar as coisas, e poder celebrar isso com a música no final de alguma forma, mas com o discurso de que todos nós precisamos nos unir para acabar de vez com a intolerância, com o preconceito, e mudar o nosso país de uma vez por todas.


Em seguida, a cantora agitou o público presente, que cantou e vibrou com os grandes sucessos ao longo dos 15 anos de carreira, celebrados em seu novo show intitulado #W15.
O Blog do Lynno parabeniza a todos os envolvidos no evento, pessoas que contribuíram e ajudaram de forma direta ou indiretamente falando, e com esta junção maravilhosa deram o nome e marcou na memória de muita gente a 8ª Parada da Diversidade de Bauru.







Nenhum comentário:

Postar um comentário